Seu navegador não suporta JavaScript! Ative o suporte ao JavaScript ou utilize outro equipamento para ter acesso a todos recursos do site.
  • Informações ao Candidato
  • Dicas ao Candidato

Leia atentamente o edital de seu processo seletivo, na íntegra, pois nele constam todas as informações necessárias aos candidatos.

Lembre-se que é de sua inteira responsabilidade o acompanhamento das publicações, convocações, avisos e resultados referentes às etapas do processo seletivo, sendo que estas sempre estarão disponíveis no site do Instituto NOSSO RUMO.

No dia da prova, esteja presente ao menos 30 (trinta) minutos antes do horário definido para a abertura dos portões, evitando  atrasos ou desconfortos. Minimize sua ansiedade.

Preparativos
Não consuma bebidas alcoólicas na véspera do seu concurso, nem coma doces antes da prova, eles podem deixar seu raciocínio mais lento. Na véspera do processo seletivo, procure relaxar, seu período de estudos já se encerrou. Esteja confiante  e acredite que você é capaz. 

Beba bastante água.
Importante:
Não se esqueça de levar um documento original, válido em todo território nacional, com foto para sua identificação. Cumpra as instruções do Edital, lembre-se também de levar caneta azul ou preta, de tubo transparente, além de caneta reserva, lápis e borracha.

O Dia da Prova
Com certeza cada indivíduo tem uma maneira própria de fazer a prova, mas como nunca é demais, seguem algumas dicas e regras úteis para melhor enfrentar este dia.

1 - O primeiro ponto é manter a calma, ela será a sua melhor aliada. Apesar de ser difícil para algumas pessoas, será fundamental para manter a concentração e obter um bom resultado. Lembre-se de que as questões da prova estão dentro do conteúdo que você estudou, e se por acaso se deparar com uma questão que não saiba, existirão muitas outras que domina, portanto, não fique se prendendo e se desgastando com o que você não sabe. Vá direto às questões que estudou e, caso tenha tempo, retorne às questões não solucionadas para fazer uma análise mais criteriosa e assinale o que considerar a resposta mais correta.

2 - Ao fazer a prova, nunca perca de vista seu objetivo: passar no processo seletivo e/ou alcançar uma boa colocação, não necessariamente requer o primeiro lugar. O objetivo é acertar as questões e tentar fazer o maior número de pontos. Conseguir a pontuação mínima para passar, também é motivo de ficar feliz e comemorar.

3 - Procure se concentrar na realização de sua prova, não se deixe abalar com distrações momentâneas ou barulhos inoportunos, pois todos estão concorrendo em condições iguais.

4 - Leia atentamente cada questão, principalmente os enunciados, já que algumas solicitam a escolha da alternativa correta e outras, a alternativa incorreta. Realizar a leitura das questões com atenção irá ajudar a responder com maior rapidez, bastando apenas uma leitura para sua compreensão e resposta. Dessa forma, sobrará mais tempo para as próximas questões.

5 - Comece a responder pelas matérias que mais goste, ou as que mais domine, dessa forma, a prova se tornará mais prazerosa. Controle o tempo que você terá para realização de toda a prova e qual o tempo para cada uma das questões, isso lhe propiciará uma facilidade para responder todas as questões, não se esqueça de reservar um tempo maior para as questões mais longas e mais difíceis.

6 - Lembre-se também de separar um tempo para o preenchimento do gabarito, em torno de 20 (vinte) minutos. Nada de deixar para fazer correndo! Se tiver que pular alguma questão para pensar melhor, muito cuidado para não perder a ordem da marcação.

7 - O fiscal da sala avisará quando restarem 30 (trinta) minutos para o término da prova. Aproveite este momento para iniciar o preenchimento da sua folha de respostas, pois não haverá tempo extra. Preencha a sua folha de respostas com muita atenção, pois estas serão as respostas oficiais para aferição de suas notas.

8 - Use roupas confortáveis no dia da prova, pois você poderá ficar em torno de 4 (quatro) horas sentado, o mesmo vale para os sapatos. Cuidado com sua postura, coluna, pescoço e posição das pernas. De vez em quando, estique os braços – alongue-se, isso irá ajudá-lo aliviar a tensão e evitar dores indesejáveis.

9 - Muito bem, você está preparado para realizar sua prova. Pense positivo e acredite em você e em tudo que foi feito até agora para sua preparação. Nunca desista!

O Instituto NOSSO RUMO deseja a todos uma excelente prova e boa sorte!

  • Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo | © Todos os direitos reservados. Produzido por: Dii e-Business